fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Como a régua de cobrança pode te ajudar a não perder dinheiro

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira essencial para garantir um bom faturamento e, consequentemente, a redução da inadimplência. Se você já possui uma, ótimo. Se não, já passou da hora de organizar a sua. Abaixo, vamos falar um pouco sobre essa ferramenta, os motivos para você optar por ela e muito mais. Confira:

Como funciona a régua de cobrança 

Antes de possuir uma, você precisa entender como ela funciona. Mas já adiantamos que não existe segredo. É preciso apenas identificar os melhores momentos para entrar em contato com o cliente com a finalidade de que sua fatura em aberto seja paga. Além de definir estes momentos, é fundamental escolher as melhores ferramentas de comunicação seu cliente (e-mail, WhatsApp, sms). 

Perceba que, a régua de cobrança é um processo de acompanhamento da situação de pagamento de cada fatura emitida por sua empresa. A cobrança deve ser iniciada a partir do momento da venda e não apenas quando há uma situação de atraso no recebimento ou inadimplência.

Entenda porque você precisa dessa organização

A régua de cobrança tem papel de prevenção da inadimplência, portanto, colabora também com o aumento do faturamento. Essa ferramenta te auxilia a obter o controle de todas as vendas a partir do momento em que elas são realizadas. Ou seja, ela te ajuda a evitar situações de suspensão de serviços ou até mesmo cobrança judicial. Quando um serviço é suspenso, há a perda de receitas previstas para os próximos meses.

O objetivo desta técnica é estabelecer uma relação atenciosa com o cliente, colocando-o ao seu lado no aspecto do faturamento. Gastar horas para remediar o que podia ter sido prevenido, poderá colocar e empresa e seu cliente em lados opostos.

Por fim, vale o recado: a régua de cobrança é necessária e ignorá-la pode te fazer perder dinheiro. Controlar as notificações e cobranças de maneira estratégica é indispensável para manter seu fluxo de caixa sob controle. Caso você precise de ajuda com isso, entre em contato conosco clicando aqui. Nós podemos te auxiliar!