fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Pagamento Antes do Vencimento: Conheça as Vantagens e Desvantagens

Ficar com as contas em dia nos permite uma maior liberdade e autonomia na nossa vida financeira. Isso é sinal de que as coisas andam muito bem e que você ou o seu negócio alinharam-se e conseguiram uma organização melhor. Diante de tantos desafios que a vida financeira nos impõe, é de suma importância estabelecer essa organização para que tudo saia como planejado. Realizar o pagamento antes do vencimento de suas contas trás uma sensação de alívio e confiança, mas, é importante dizer que há vantagens e desvantagens para quem prefere realizar esses pagamento com antecedência. 

Antes de mais nada, sabemos que para evitar o descontrole financeiro é necessário se atentar aos gastos que temos. Saber controlar e administrar o nosso dinheiro fará grande diferença ao decidir se vai optar por pagar a conta do condomínio, do cartão de crédito, ou da escola do filho antes do vencimento. Devemos também nos atentar ao fato de que tudo isso irá implicar de quem pretende investir, já que esse é um ponto crucial na hora de aplicar o dinheiro que sobrou no final do mês. Muitas pessoas preferem manter esse hábito, fazendo com que o lado dos investimentos fique de lado. 

E quais são as vantagens de pagar as contas antes do vencimento?

Economizar com taxas de juros: Essa escolha talvez seja uma das principais para as pessoas que querem realizar o pagamento antes do vencimento. Há uma grande preocupação quando o assunto é taxa de juros, isso se dá devido aos atrasos de pagamentos por esquecimento, ou porque houve ali um pequeno desequilíbrio na organização financeira. E como sabemos, a taxa de juros cobrada no Brasil são uma das maiores da América Latina, uma pesquisa feita pela UOL, aponta que os juros efetivos do cartão de crédito caíram de 454,8% para os 299,5% em 2019. Isso é um absurdo, não é mesmo? Então, aqui vai uma dica, para o seu cliente que não quer passar pela experiência de pagar taxas de juros altíssimas, pagamento em débito automático, e isso vale para os mais diversos tipos de contas.

Antecipar ou liquidar a dívida: Outra alternativa é quitar as dívidas a médio e longo prazo, antes do vencimento do contrato feito. Toda dívida que é parcelada, na maioria das vezes, conta com juros adicionais, e é importante se informar e ler todo o contrato antes de assiná-lo. Assim, quanto maior o prazo para o pagamento maior a taxa de juros. 

Aumentar o Score de crédito: Quem nunca ouviu falar do Score de Crédito? Para que não sabe, o Score de crédito é uma plataforma oferecida pela Serasa que permite a visualização dos seus pontos como mau ou bom consumidor. Ela te indica um pontuação que varia de 0 a 1000 pontos, quanto maior a pontuação, maiores as oportunidades e créditos oferecidos pelo mercado financeiro. É necessário realizar um cadastro de forma gratuita no site. As pessoas valorizam muito o seu posicionamento a sua imagem como consumidor e para isso, muitas delas, fazem de tudo para conseguir uma melhor pontuação por lá. Com o Cadastro Positivo, os bancos e financeiras têm priorizado a liberação de crédito para quem paga as suas contas em dia.

Quais são as desvantagens de pagar as contas antes do vencimento?

Não ter dinheiro para uma emergência: Ficar em dias com as contas é muito aliviador. Antecipar contas é melhor ainda, porém, muitas vezes não acaba sobrando dinheiro para um fundo emergencial. É recomendável procurar soluções mais rápidas e que podem ajudar a resolver o problema. Alternativas comuns são o cartão de crédito ou empréstimos pessoais. O objetivo principal é não perder o controle para se endividar.

Deixar de investir: Muitas pessoas gostam de investir a fim de alcançar uma saúde financeira melhor e até mesmo a sua independência. Pagar as contas antecipadamente implica nessa questão. 

Manter as contas em dia é muito bom para quem pretende ter uma vida financeira organizada. A antecipação delas é melhor ainda. A Apoio é uma empresa que busca informar os clientes do seu negócio. E mantê-los bem informado sobre tal assunto é muito importante para nossa empresa. Clique aqui para saber mais.