fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Como lidar com um cliente inadimplente

Como resolver a situação daquele cliente inadimplente que você acha difícil conseguir recuperar algo? Além da vontade de correr dos prejuízos, é importante ter a possibilidade de recuperar o que foi gasto e ser ressarcido do valor em débito. Nada mais justo. Nesses casos, pode-se tomar algumas das ações a seguir. Entenda!

Automatize o controle de clientes

A partir da devida automação no controle dos clientes, é possível reconhecer rapidamente quando ocorre uma situação de inadimplência. Quanto mais cedo ela for identificada e devidamente cobrada, menores serão as dificuldades da outra parte em honrar o compromisso firmado.

Atualmente existem diversas ferramentas que enviam mensagens periodicamente para os responsáveis pela dívida, lembrando-os da inadimplência e abrindo o canal de comunicação para negociações.

Mantenha um diálogo com o cliente inadimplente

Estabelecer uma relação de diálogo com os inadimplentes é indispensável para aumentar suas chances de reaver o crédito concedido. A partir do diálogo e da compreensão da situação real, pode-se pensar em soluções eficazes que poderão incentivar o pagamento de, pelo menos, parte do valor concedido como crédito.

Ofereça soluções de acordo personalizadas

Nesses casos, pode-se renegociar a dívida ou o prazo de pagamento, de forma a esperar o restabelecimento da situação financeira do indivíduo e garantir maiores chances de liquidação.

O importante é acompanhar de perto a situação de cada um dos clientes e oferecer soluções adequadas ao perfil de cada negócio. Por exemplo, renegociações entre empresas veteranas e iniciantes serão diferentes, mas pode-se conseguir bons resultados com ambas em longo prazo. O fundamental para evitar a inadimplência é ter as informações corretas nas mãos e estabelecer uma política de crédito sólida e madura.

Gostou das dicas? Aplique-as ao seu negócio e observe uma boa melhora nos números. Estamos aqui pra ajudar mesmo! Caso precise de algo mais, basta  entrar em contato conosco. Clique aqui e vamos conversar!