fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Conheça algumas estratégias importantes para vender a prazo

Vender a prazo pode ser bom para as duas partes, desde que você tome os devidos cuidados para não sair perdendo. A confiança no cliente deve ser total, desde que todo o caminho até o fechamento do negócio seja respeitado e bem estudado. Confira abaixo algumas estratégias fundamentais para se dar bem com vendas a prazo:

Analise o histórico do cliente

Esse é o primeiro passo e nós, inclusive, já dedicamos um texto especialmente para esse assunto. Quando o assunto é venda a prazo, essa é uma análise muito pertinente. Afinal, o padrão de comportamento de um cliente é um indício de como ele agirá no futuro. É indispensável analisar o histórico financeiro de alguém antes da concessão de crédito e aprender com isso. Esse tipo de estudo ajuda a fundamentar a decisão, reduz os riscos e protege o fluxo de caixa.

Elabore um contrato para vender a prazo

Não é uma atitude das mais comuns, mas a elaboração de contratos para vendas a prazo deveria ser incorporada ao cotidiano das empresas. Pense na possibilidade. Faça um contrato de acordo com todas as exigências legais e deixe claro as consequências — juros, multas e cobranças extrajudiciais e judiciais — que a quebra de confiança pode desencadear.

Tenha controle sobre as contas a receber

Básico, mas pouco utilizado, né? O controle sobre as contas a receber é mais uma dica para quem quer vender a prazo com segurança. Esse monitoramento é essencial para a identificação da inadimplência e para a estruturação de um cronograma de cobrança. Para que o processo seja mais eficiente, é indicado o uso de softwares especializados que, além de registrar as dívidas de cada cliente, emita alertas sobre vencimentos e ajude a executar uma ação de pré-cobrança, por exemplo.

Gostou das dicas? Agora é colocar em prática e aguardar os bons resultados. Caso a inadimplência já tenha afetado o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo e salve a saúde financeira dele