fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Entenda como a análise de crédito e risco pode te ajudar – Apoio Cobrança

A análise de crédito e risco é uma solução financeira que procura identificar a capacidade de uma pessoa ou empresa de pagar pela compra de um produto ou pela prestação de algum serviço. Mesmo que a pessoa ou empresa analisada se mostre com condições de arcar com tal dívida, a avaliação do risco verifica se o histórico do comportamento dela no mercado é bom.

 

Como é feita a análise de crédito e risco

Essa prática de análise deve ser realizada por pessoas qualificadas e especializadas por meio de recursos específicos. Normalmente é realizada por empresas que contratam os serviços de uma base de dados. Com o tal acesso, primeiramente, é feita a análise de risco. Esse trabalho envolve a verificação de eventuais pendências no mercado, descarte da possibilidade de liminares, cobranças judiciais ou processos consequentes de inadimplência.

Eliminando os riscos de negociar com este cliente, a próxima etapa é identificar a capacidade de pagamento que ele tem. Afinal, ele/sua empresa pode até ter um ótimo histórico, mas talvez esteja passando, mesmo sem saber, por um

As informações obtidas geram um relatório matemático que resulta no chamado score, que é uma espécie de nota dada a quem passa por esse processo. Se o score é baixo, significa que negociar pode ser arriscado. Se é médio, há possibilidade de inadimplência, mas, em geral, não é tão grave. A decisão por fechar contrato ou não, neste caso, pode ficar com quem pediu a análise.

 

Quem deve buscar tal análise?

Na verdade, toda empresa precisa buscar a análise de crédito e risco antes de interagir com qualquer cliente. Esta é uma atitude prudente e inteligente de quem quer evitar frustrações futuras. O melhor para a qualidade da gestão financeira da sua empresa, é se cercar de cuidados para minimizar seus prejuízos

Por isso, é importante buscar análise de crédito antes de fechar um novo contrato ou quando algum cliente já ativo decidir expandir o relacionamento comercial. Afinal, por mais que se trate de alguém com quem o seu negócio já interage, e mesmo que o histórico seja positivo, é sempre bom ter cautela.

Esteja atento e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco para mais detalhes sobre como proceder antes de um novo negócio. A saúde financeira da sua empresa agradece.