fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Empresa no vermelho: saiba o que pode estar dificultando sua vida

Terminar o mês com a empresa no vermelho é uma experiência um tanto desanimadora para qualquer empreendedor. Quando falamos de pequenas empresas, essa questão se torna ainda mais importante. Isso porque, não saber como enfrentar e lidar com o fluxo de caixa negativo pode levar o negócio à falência.

E olha, apenas conhecer a área e dominar os processos de produção é insuficiente, quando não aliados à uma boa gestão estratégica e controle financeiro. Para passar por cima desse impasse é preciso traçar um plano de negócio claro, objetivo e, sobretudo, realista. O caminho deve ser bem traçado em relação ao posicionamento de mercado, marketing, produção e afins. Confira abaixo o que pode prejudicar o fluxo de caixa da sua empresa:

Precificação inadequada

Definir o preço ideal para seus produtos e serviços é o primeiro passo para melhorar a margem de lucro de uma empresa no vermelho. Não são poucas as vezes em que o valor é alcançado considerando apenas o custo de produção, e isso é um erro. O cálculo de valor deve ser feito considerando todas as despesas envolvidas na manutenção de sua empresa como por exemplo, salário dos funcionários, contas de água e luz etc.

Falta de planejamento

Outro deslize básico. O planejamento e a capacitação de pessoas é fundamental para que uma empresa se mantenha saudável. Entender de gestão é essencial para que um empreendedor consiga tocar adequadamente o seu negócio. Assim, investir em cursos de formação, assessoria etc pode contribuir para que sua empresa não entre no saldo negativo.

Falta de controle de gastos

Repita comigo: não misturar finanças pessoais com as da empresa. Entendido, né? Além disso, é importante saber como evitar gastos excessivos também. Para esse fim, é importante realizar revisões constantes na empresa, manter um documento com anotações de todos os gastos, o que vai facilitar na hora de enxugar o orçamento.

A única coisa que mantém uma empresa em condições de disputar território com seus concorrentes é a constante busca pelo novo, pelo melhor. E isso se dá com investimento em conhecimento e aperfeiçoamento.

Dívidas

Os grandes vilões! Muitas empresas, para conseguir manter suas atividades e um bom posicionamento no mercado, recorrem a empréstimos e financiamento. Automaticamente, essas empresas começam a ficar endividadas, isso é claro, quando perdem o controle dos pagamentos a serem realizados, bem como se afogam nos juros do crédito emprestado.

Nesses casos, o ideal é que a empresa aposte em uma gestão financeira adequada, visando um melhor controle dos gastos geral do negócio. É preciso também evitar algumas escolhas e decisões que podem influenciar negativamente o fluxo de caixa da empresa.

E aí, você está esbarrando em algum desses erros? Conte com o nosso apoio para sair do vermelho. Fale conosco agora mesmo!