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Cobrança Recorrente: 3 Erros Mais Comuns e Como Evitá-los

No modelo de cobrança recorrente as empresas disponibilizam produtos ou serviços e seus clientes pagam mensalmente para ter acesso a eles, funciona como uma assinatura mensal, aonde o cliente tem a opção de pagar por alguns meios, são eles: cartão de crédito ou débito, ou débito automático em conta. A cobrança recorrente proporciona uma maior organização e autonomia aos clientes. Ela apresenta vários benefícios ao negócio, entre elas, está uma maior previsibilidade no fluxo de caixa, a diminuição das despesas e a redução dos custos operacionais. No  no entanto, alguns erros são possíveis neste modelos de pagamento, e algumas dicas são importantes para que eles sejam evitados. 

Falta de controle de pagamento

A princípio, é de suma importância enfatizar que o estilo de pagamento recorrente também implica o fornecimento de um produto ou serviço sem interrupções durante o acordo permanecer ativo. Porém, muitas empresas não conseguem ter o controle rígido da cobrança. Dessa forma, os clientes que não efetuam o pagamento ou estão com a mensalidade em atraso continuam usando o serviço sem problema algum. O contrário também acontece, isso quer dizer que em algumas situações a pessoa pode ter resolvido o problema ou estar com as contas em dias e, mesmo assim, não ter acesso ao produto. Nesse caso, é importante contar com um sistema automatizado de cobrança que crie regras automáticas para suspender ou interromper o serviço ou produto. 

Projeção errada do faturamento

Um dos principais benefícios da cobrança recorrente é a previsibilidade do da receita. Porém, isso também pode ser considerado como um ponto fraco se não for bem administrado. A previsão dos próximos faturamentos, baseado no banco de clientes precisa ser feita de forma inteligente. É importante atentar-se alguns critérios como promoções temporárias, mudanças nos contratos ou oscilação do número de clientes. É imprescindível que o cálculo final desses fatores sejam levados em consideração. 

Não oferecer um modelo de pagamento de contingência

Um erro muito comum na cobrança recorrente é a falta de alternativas de pagamento ao cliente. Isso torna-se prejudicial para ambos os lados, pois se a pessoas não conseguir pagar  cartão de crédito, significa que ela está enfrentando dificuldades para pagá-lo ou estar com algumas pendências. Nesses casos, é muito importante oferecer opções ao consumidor. Nesse sentido, o boleto bancário pode ser extremamente útil para resolver o problema, principalmente no caso de pagamentos anuais. 

Saber lidar com esses erros podem ser difíceis para o seu negócio, porém evitá-los e conhecer a natureza deles é de extrema relevância. A Apoio se preocupa muito com a forma que você administra o seu negócio e a sua empresa. Se você deseja saber mais sobre nossa empresa e deseja conhecer melhor o nosso trabalho clique aqui.