fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Cobrança Extrajudicial possui benefícios que podem te ajudar

Recuperar seus ativos pode parecer difícil mas, quando aliado a estratégia correta, pode proporcionar excelentes resultados. Uma boa opção é a cobrança extrajudicial. Ela representa uma série de vantagens para as empresas. Além de evitar os custos e a morosidade do Judiciário,  os processos de cobrança extrajudicial bem conduzidos preservam o bom relacionamento com o cliente. Confira alguns de seus benefícios:

 

Obtenção de crédito otimizada

Você já deve saber que resolver uma questão no Judiciário pode levar muito tempo. Dependendo do número de recursos e dos tribunais envolvidos em cada instância é possível que a tramitação total de um processo alcance mais de 30 anos, até que se tenha uma decisão definitiva.

No caso da cobrança extrajudicial uma dívida pode ser resolvida em questão de algumas horas. Dependendo da disponibilidade dos participantes envolvidos, o crédito pode ser obtido total ou parcialmente logo após um processo rápido de negociação. Para quem visa rapidez e agilidade na obtenção do crédito, a cobrança extrajudicial sem dúvida é o melhor caminho.

 

Relações menos desgastadas

Sejamos sinceros: não é todo mundo que sabe cobrar. Tal ato exige cautela e, ao mesmo tempo, estratégia. É preciso ser firme e assertivo para garantir a recuperação do crédito. Por outro lado, é necessário evitar constrangimentos ao devedor. Afinal, além da legislação proibir esse tipo de ação, uma boa relação com o cliente deve ser prioridade durante o processo.

 

Bom para o seu bolso

Cobrar judicialmente envolve uma série de custos. Primeiramente, existem os honorários advocatícios, já que um processo na justiça requer a representação de um advogado. Além disso, existem as chamadas “custas judiciais” que nada mais são do que todas as despesas decorrentes da própria tramitação de uma ação judicial.

 

Manutenção do cliente

Não custa reforçar o mais importante. Quanto mais desgastante for um processo de cobrança, menores são as chances de um cliente continuar comprando da sua empresa. Por isso, a escolha pela via judicial deve sempre ser analisada com cautela. Afinal, muitas vezes, um processo contra um cliente inadimplente significa o fim de uma relação comercial.

Toda empresa sabe que o preço pago para conquistar mais clientes no mercado é muito superior ao custo de se fidelizar uma cartela. Por isso, vale mais a pena investir em políticas de relacionamento do que colocar tudo a perder em nome da recuperação de crédito.

 

Menos riscos à sua imagem

Um processo de cobrança quando é mal conduzido pode acarretar danos para a imagem da empresa. Embora erros graves possam ocorrer tanto em uma cobrança judicial quanto em uma cobrança extrajudicial, na segunda opção os riscos são menores. Isso porque o procedimento costuma ser mais rápido e simples, evitando vários atritos com o devedor.