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Cobrança abusiva: os malefícios para o seu negócio

Cobrar inadimplentes é um direito de todas as empresas que têm pendências financeiras com clientes. Porém, essa cobrança deve ser feita da maneira cautelosa, para que não se transforme em uma cobrança abusiva e venha a causar impactos negativos para o seu negócio e na relação com o cliente. Primeiramente, é fundamental não expor o consumidor ao ridículo, bem como submetê-lo a constrangimentos ou ameaças. Mas como, então, cobrar um cliente de maneira correta?

Quais os possíveis prejuízos da cobrança abusiva?

Além de desgastar a relação com o consumidor e eliminar quaisquer chances de ele voltar a comprar serviços e produtos da sua empresa quanto retomar sua saúde financeira, a cobrança abusiva faz com que ele fale mal do seu negócio para outras pessoas, desgastando ainda mais a relação e a sua imagem como empresa. Caso seja confirmada uma situação de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, bem como afirmações falsas, a pena é de detenção de três meses a um ano e multa.

Ações indenizatórias também podem ser pedidas pelo cliente que sentir que foi cobrado de maneira abusiva. Caso sejam confirmados os danos, você ainda pode ter de pagar um valor ao cliente inadimplente, elevando o prejuízo.

As soluções em cobrança

O serviço de cobrança terceirizada é a melhor forma de abordar o cliente com dívidas. Profissionais treinados e com as melhores ferramentas de cobrança garantem uma negociação amigável, com mais chances de receber o dinheiro de volta e evitar uma cobrança abusiva. A Apoio atua nesse segmento há muitos anos e possui a expertise necessária para oferecer os melhores resultados em cobrança. Sem constrangimentos, sem desgastes na relação. Fale com um de nossos especialistas e veja como trabalhamos para recuperar valores e manter o bom relacionamento com o cliente, que pode voltar a comprar com você no futuro. A saúde do seu negócio agradece!