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Clientes inadimplentes: como recuperar crédito e lucrar com isso

Para muitas empresas, lidar com clientes inadimplentes é um grande problema. Além do fato negativo de não receber aquilo que foi combinado, é preciso compreender qual foi motivo que levou a essa quebra de confiança, para solucionar a situação da melhor forma e tornar esse indivíduo “rentável” novamente.

Manter o cliente vale a pena!

Nem sempre um cliente que está inadimplente agiu de má fé. Pelo contrário: consumidores inadimplentes devem ser abordados de forma diferenciada, pois, muitos deles, só certamente passaram por alguma dificuldade financeira e a sua empresa, como empresa que ele confia, deve demonstrar o mínimo de sensibilidade e disposição em resolver o caso.

Assim, a recuperação de crédito é mais do que receber um valor que não foi pago. Significa manter o cliente ativo no mercado e, quando o contato e a negociação são feitos da maneira correta, fidelizado à empresa. Conquistar a confiança de um consumidor não é tarefa fácil. Aproveite a oportunidade.

Como cobrar da maneira correta?

Abordar o cliente inadimplente da maneira correta é fundamental para não perder a sua confiança e ainda recuperar o saldo devedor. Por isso, anote as dicas a seguir:

Conheça os motivos dele: como já falado acima, saber o que levou o cliente a não arcar com o seu compromisso é muito importante para decidir qual caminho seguir na hora da cobrança;

Aguarde alguns dias antes de sujar o nome do cliente: atrasos podem ocorrer por conta de esquecimentos, né? Entrar em contato com o cliente para deixá-lo ciente da dívida e “refrescar” sua memória pode resolver tudo de maneira bem simples;

Negocie o necessário: mostre-se flexível e disposto a resolver a situação. Por incrível que pareça, uma situação como essa pode fortalecer o laço da sua empresa com o cliente;

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e, junto aos seus esforços diários, garante a boa saúde financeira do seu negócio. Caso precise de mais alguma coisa, entre em contato conosco clicando aqui. Será um prazer te ajudar!