fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Décimo terceiro será utilizado mais para presentes do que para contas

Apesar de mais de 60 milhões de brasileiros estarem em situação de inadimplência, uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 27, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que a maioria dos brasileiros vai gastar o décimo terceiro salário comprando presentes. O percentual que pretende gastar ao menos uma parte do dinheiro extra com presentes aumentou para 32%, ante 23% em 2018.

O pagamento de dívidas em atraso é apenas a quarta opção mais citada, com 15%. Antes dela vem as comemorações de Natal e ano novo (22%) e “poupar ou investir” com 24%. Entre as principais destinações do décimo terceiro, 15% disseram ainda que vão priorizar o pagamento de contas básicas, como água e luz, por exemplo. Outros 14% responderam que vão realizar alguma viagem, 12% disseram que irão antecipar o pagamento de contas e dívidas que não estão em atraso e 11% planejam usar o dinheiro para compras do dia a dia.

A SPC Brasil, porém, recomenda que sair do vermelho seja prioridade. “Se o consumidor tem apenas uma dívida em aberto, é mais fácil resolver o problema com a chegada deste dinheiro extra. Caso exista mais de uma, a regra geral é priorizar as dívidas que têm os juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito”.

Se mesmo assim, a opção do consumidor for comprar, é importante evitar muitas parcelas para não sobrecarregar o orçamento com as contas de início de ano. O ideal é fugir dos parcelamentos e negociar descontos atrativos nas lojas, preferencialmente pagando à vista. Pechinchar deve ser um hábito permanente do consumidor. As famosas lembrancinhas também podem ser um recurso útil para quem quer presentear sem gastar muito.

Ao seu negócio, é importante atentar-se ao comportamento de compras dos clientes. Afinal, se as vendas sobem, sobe, também, o risco de inadimplência. Além disso, procure aproveitar o período de pagamento do décimo terceiro para intensificar suas cobranças. Assim, as chances de receber os vencimentos atrasados são ainda maiores.