fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

Organização Financeira em 2020: 4 Dicas de Como se Planejar para Começar o Ano Bem

O final do ano chega e as pessoas começam a se preocupar com os presentes e festas de final de ano. Já é cultura do povo brasileiro e de muitos países as compras de final de ano, e como tradição, é algo que não pode faltar. Com o décimo terceiro, as pessoas se planejam para fazer suas compras, ou até mesmo, realizar reformas em casa, dar um presente especial para um parente ou amigo. Com a chegada de um ano novo, elas também se preocupam com o novo ciclo que está por vir, novas metas e objetivos a serem alcançados. Ter uma vida financeira saudável é essencial para quem sempre sonhou em conquistar a sua independência financeira e ter uma liberdade maior nesse aspecto. Afinal, quem não gostaria de quitar as dívidas que estão atrasadas e ficar com todos os boletos pagos em dia? Manter uma boa organização financeira em 2020 é uma das metas dos brasileiros para este novo ano, mas para isso, é necessário que algumas dicas sejam seguidas para começar o ano bem montando um plano perfeito.

Levantamento – A primeira coisa a ser feita é fazer um levantamento das dívidas que ficaram pendentes no ano anterior e analisar as próximas despesas mensais do novo ano. Matrículas escolares, reajustes das taxas de condomínio, reajustes de serviços de telefonia, TV por assinatura, dentre outros. Isso irá servir como um suporte e ajudará você a ter uma visão geral dos gastos. O uso de planilhas no Excel permite uma maior autonomia, mas caso deseje, anotar tudo num caderninho também ajudará muito.

Objetivos – Se você planeja algo, muito provavelmente você tem objetivos a serem alcançados. Se o planejamento é ter uma boa organização financeira em 2020, o ideal é que você pare um pouco e comece a listar todos os objetos que quer conquistar no ano que se aproxima. Isso vale tanto para os pequenos e grandes objetivos. Colocar no papel os seus sonhos a médio e longo prazo é fundamental. Ela será essencial para guiar suas decisões financeiras durante o planejamento e depois dele. Essa lista trará a você mais motivação e mais ânimo para seguir o seu planejamento, fazendo com que você não esqueça de suas metas e linhas traçadas. 

Aumento de renda – Boa parte das pessoas estão no comodismo de ganhar apenas aquele salário específico no mês. No entanto, é possível fazer um aumento da renda de diversas formas. Tente vender coisas da sua casa e do seu apartamento que você não utiliza mais. O segredo é se desapegar! Hoje em dia existem muitas lojas físicas e online que trabalham com bazar de roupas e com coisas usadas. A OLX é uma ótima indicação para isso. Outra forma de você definir um novo aumento de renda é no seu próprio trabalho. Tente entrar em um acordo com o seu chefe para fazer horas extras e receber um pouco mais, ou até mesmo, bater as metas que sua empresa define todo mês. Por fim,  estão os trabalhos avulsos dos quais você pode participar, existe uma grande quantidade de grupos no Whatsapp e Facebook que oferecem vagas para serviços diários, e muitos deles são pagos no momento em que acaba o trabalho. Essa alternativa exige algumas adequações na rotina e aumenta seu ritmo de trabalho, mas o dinheiro extra faz o esforço valer a pena.

Dívidas – Muitas vezes as dívidas nos impedem de realizar muitas coisas em nossas vidas. Conseguir ter um bom relacionamento com mercado financeiro faz com que as empresas tenham uma boa visão sobre você. Quando você quita uma dívida que está em atraso, elas entendem que você é um bom pagador e que cumpriu o seu dever. Isso irá proporcionar mais crédito na praça e trará novas oportunidades no mercado. Aquele tão sonhado cartão de crédito, ou linhas de créditos que são bastantes acessíveis. E como sabemos ter crédito é ter poder! Tente entrar em contato com as empresas as quais você deve e faça acordos que realmente cabem no seu bolso. Lembre-se, é importante que você faça o pagamento deste novo acordo em dia, já que trata-se de uma nova dívida. O não cumprimento de pagamento, muitas vezes, fará com que o acordo seja cancelado e você precise realizar um novo. Caso não consiga bons descontos em suas negociações espere mais um pouco para os “Feirões de Limpa o Nome”. Lá é possível descontos de até 98%, se pagos à vista. Isso irá fazer com que você não fique na situação de inadimplência. 

Essas são algumas de nossas dicas que farão com que os clientes de sua empresa e seu negócio tenha uma boa organização e um bom planejamento financeiro para 2020. Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços.