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5 dicas infalíveis para evitar atrasos no pagamento

O atraso pode ser considerado como a “porta de entrada” para a inadimplência e, mesmo assim, muitos empresários desconhecem ou ignoram simples maneiras capazes de evitá-lo. Nesse texto, vamos te dar 5 opções para acabar com esse mal dentro do seu negócio. Confira:

1. Seja transparente

Você já passou pela situação de fazer uma compra e, na hora de efetuar o pagamento, descobrir que o valor que deve ser pago é superior ao que você esperava? Tenho certeza que você não gostou. É assim com o seu cliente. Esse valor a mais pode ser um fator chave para que o consumidor deixe de realizar o pagamento em dia.

Seja completamente transparente com os seus clientes. Não tente mascarar algo que, no fim das contas, terá que ser pago.

2. Ofereça flexibilidade

Para um determinado público, o melhor dia de pagamento ocorre no início do mês; para outro o melhor seria ao final do mês. A verdade é que muitos podem ter preferência pela utilização de cartão de crédito, enquanto outros sentem-se melhor com boletos. Redução de inadimplência também é flexibilizar os recebimentos.

Oferecer flexibilidade e opções de pagamento aos seus clientes fará com que eles comprem e fiquem em dias com os pagamentos.

3. Lembre seus clientes da data do pagamento

É sempre bom manter a cabeça deles fresquinha para evitar atrasos no pagamento. Por isso, a automação na hora de cobrar é importante. Dessa forma, eles não deixarão de pagar por esquecimento e poderão entrar em contato com a sua empresa caso precise ser feito algum ajuste.

4. Mantenha um histórico

Tenha sempre um controle atualizado com o histórico de seus clientes e seus pagamentos, como relatórios. Assim, você terá conhecimento sobre quais são aqueles que, comumente, colaboram negativamente com atrasos no pagamento ou até mesmo deixam de pagar.

Isso dará condições para que você evite alguns clientes indesejáveis, possa negociar as condições de pagamento com os bons usuários que por algum momento atrasaram ou até mesmo tome as providências legais para efetuar a cobrança.

5. Busque um serviço de faturamento recorrente

A cobrança recorrente automatizada (usada em escolas, academias, consultórios, clubes de assinatura e quaisquer outros serviços prestados por meio de mensalidades) é a forma mais prática, fácil e cômoda no que tange a inadimplência.

Além de receber os pagamentos automaticamente, você consegue oferecer ao seu clientes flexibilidade no pagamento e formata de contratação do serviço sem se preocupar em ter que ficar cobrando ele. E ainda conta com ferramentas (retentativa, SMS, email) que te ajudam a efetuar a cobrança sem estragar seu relacionamento com o cliente: tudo é feito de forma automática.

Gostou das dicas? Ponha as que você julga mais interessante em prática e colha os bons resultados o quanto antes. Estamos aqui para te ajudar! Caso precise de algo mais, clique aqui e converse conosco agora mesmo.