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5 dicas de como recuperar o crédito

Reaver uma dívida e recuperar o crédito do cliente não é uma tarefa fácil, mas existem algumas ações possíveis de serem feitas e que evitam transtornos e dor de cabeça para ambos. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para você.

Identifique os clientes inadimplentes

Antes de colocar o nome do consumidor no SPC, é fundamental identificá-lo no seu sistema e entrar em contato para tentar resolver a situação antes de sujar o nome dele na praça. Afinal, ele pode estar passando por um mau momento que impossibilitou o pagamento da dívida. Talvez, um prazo ou parcelamento maior para quitar a dívida seja a solução para este problema. O ideal é adequar sua abordagem ao perfil do cliente, assim, ele verá sua empresa como uma parceira nessa fase difícil.

Mantenha-o ativo em seu sistema

Mesmo que o consumidor esteja na situação de devedor, não o bloqueie de novas compras no momento em que o prazo do pagamento expirar. Muitas vezes, o atraso poder ser devido a um esquecimento, portanto, aguarde de 10 a 15 dias e, então, entre em contato para lembrá-lo da prestação.

Preserve sua carteira de clientes

Uma boa negociação prévia na venda irá ajudá-lo muito mais que uma recuperação de crédito. Então, procure sempre entender a necessidade do seu cliente e feche um acordo que seja favorável para ambas as partes. Essa é uma boa maneira de fugir da inadimplência.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está aqui para nos auxiliar e facilitar o nosso dia a dia, não é? Então, não podemos deixar de usá-la a nosso favor. Em vez de fazer diversas ligações que acabam perturbando o cliente, você pode optar, por exemplo, por enviar um mensagem por celular ou um e-mail para lembrá-lo do pagamento.

Terceirize a cobrança

Terceirizar o processo de cobrança é uma boa alternativa para negociar a dívida do seu consumidor sem recorrer a ações judiciais. Afinal, este é uma trabalho delicado. Ele exige alguém que tenha conhecimento e saiba lidar com todas as situações para não prejudicar o seu relacionamento com o cliente.