fbpx

Dedicada a cuidar da saúde financeira dos seus clientes.

Selo AADCONCE Empresa associada

4 dicas incríveis para melhorar o seu fluxo de caixa

Você está cansado de saber que um bom fluxo de caixa é fundamental para o seu negócio funcionar bem e sem surpresas ao final do mês (ou período que você escolheu para fazer sua contabilidade). O problema é que, mesmo tendo conhecimento de tudo isso, muitos empreendedores acabam falhando nessa empreitada, o que pode custar um bom dinheiro a empresa. Abaixo, separamos quatro dicas incríveis para você não passar mais por isso:

Atualização e periodicidade

Toda e qualquer atividade precisa ser registrada. Seja para entrar ou sair, faça-0. Para manter o controle de fluxo de caixa organizado, você pode optar por controlar o caixa diário, semanal ou mensalmente. Porém, é importante evitar períodos muito longos, pois nesses casos, o risco de perder o controle é grande. As duas primeiras opções podem ser as ideais para você.

Identifique as operações

Uma maneira prática de fazer com que o fluxo de caixa seja objetivo, é separar as receitas das despesas por cores. É possível ainda separar as receitas e despesas que são periódicas, nesse caso fica fácil fazer previsões de recebimentos e pagamentos.

Planejamento

Essa dica deveria estar em todos os manuais. Manter seu fluxo de caixa organizado facilita a produção de projetos a médio e longo prazo. Sabendo como seu dinheiro está sendo investido, é possível avaliar o quadro da empresa e prever eventuais necessidades financeiras. Com a projeção de seus ganhos e gastos,  a escolha das atividades torna-se automática.

Crie centros de lucro/custo

Como citado acima, você pode usar infográficos, tabelas ou imagens e os blocos de projetos que têm o melhor custo/benefício, daqueles que não têm ou precisam ser repensados para gerar mais lucros. O importante é entender o funcionamento de seu negócio.

E aí, gostou das dicas? Agora é hora de colocar o conhecimento em prática e, se precisar de uma forcinha, estaremos aqui para te ajudar.